História e Missão

Bem-vindo à Biblioteca, Arquivo e Museu!
Situada no campus de Ponta Delgada, a biblioteca central presta serviço na área de biblioteca e de arquivo histórico.
Constituída por três salas de leitura – cada uma delas organizada segundo temáticas bibliográficas distintas – com acesso livre ao acervo (exceto coleções reservadas) e com pessoal especializado para auxílio na pesquisa de informação, a biblioteca disponibiliza equipamento informático com acesso à internet e rede sem fios para que os utilizadores dos diversos espaços possam aceder à internet com equipamentos pessoais.
Existem ainda na biblioteca áreas de leitura informal, zonas várias de consulta de livros e documentos, algumas salas de estudo e gabinetes individuais de investigação.
Para além dos recursos bibliográficos impressos, o leitor pode ainda usufruir do acesso a bases de dados com pontos de acesso na própria biblioteca, como sejam a b-on, a eLibraryUSA (no espaço do American Corner) e o Instituto Nacional de Estatística (ponto de acesso INE).
Visite-nos!

História

A Biblioteca, Arquivo e Museu, anteriormente designada como Serviços de Documentação, nasceu com a própria universidade em 1976, tendo passado por vários edifícios dentro do campus de Ponta Delgada.
Inaugurado em 2004, o novo edifício da Biblioteca, Arquivo e Museu foi concebido pelos arquitetos Pedro Machado Costa e Célia Gomes, do Atelier de Santos, tendo sido finalista do Prémio Mies van der Rohe e dos Prémios FAD de arquitetura.

Missão

A Biblioteca, Arquivo e Museu tem como missão adquirir, tratar, tornar acessíveis e difundir os recursos informativos, bem como conservar e preservar as coleções bibliográficas existentes na Universidade dos Açores em qualquer tipo de suporte.
Deve assim a biblioteca contribuir para desenvolver a aprendizagem, a investigação, a formação contínua e o desenvolvimento cultural e social dos cidadãos.