Formação de Utilizadores

A Biblioteca da Universidade dos Açores organiza cursos de formação de utilizadores, a fim de divulgar os seus serviços e recursos disponíveis e o seu funcionamento básico. Os cursos são calendarizados pela Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) ou ministrados e calendarizados mediante solicitação dos docentes e/ou Diretores de Curso.

As características específicas das sessões para as formações devem ser apresentadas aos Serviços de Apoio e Formação da Biblioteca no FORMULÁRIO de inscrição para o efeito.

É importante que os Diretores de Curso e/ou professores colaborem na preparação do módulo, propondo temas de busca (palavras-chave) de acordo com a cadeira que lecionam. A presença do professor durante a formação é muito positiva para o desenvolvimento da mesma.

É conveniente que estas sessões durem pelo menos uma hora e meia.

Estas formações destinam-se a toda a comunidade académica.

Acesso aos FORMULÁRIOS DE PEDIDO:

Portal do Estudante https://portaldoestudante.uac.pt
No menu BIBLIOTECA, efetuar autenticação para acesso aos formulários.
Após autenticação, aceder à Formação de Utilizadores

Portal de Serviços Interno https://portaldeservicos.uac.pt
No menu BIBLIOTECA, efetuar autenticação para acesso aos formulários.
Após autenticação, aceder a Formação de Utilizadores

Formação Inicial

Este curso está destinado, principalmente, aos alunos do 1.º ano (1.º ciclo) ou todos aqueles que, independentemente da sua condição académica, não tenham frequentado este nível. Inclui uma introdução aos catálogos disponíveis (OPAC) e, se pertinente, uma visita guiada às instalações da biblioteca com o foco nos fundos temáticos de estudo académico. Estas sessões podem ser agendadas para o período de uma aula ou em outro horário a solicitar pelo docente através de FORMULÁRIO.

A confirmação da inscrição far-se-á através de correio eletrónico, com antecedência de até três dias úteis.

Formação Complementar

Este curso destina-se especialmente a quem fez Formação Inicial e inclui, para além de uma apresentação sobre os principais recursos eletrónicos e uma introdução a bases de dados multidisciplinares, trabalho prático e orientado para as necessidades de estudo/pesquisa científica. Os utilizadores podem inscrever-se, individualmente ou em grupo, nas ações de formação complementar.

As referidas ações de formação terão um caráter eminentemente prático e estão limitadas a um máximo de 15 participantes e a um mínimo de 6.

A confirmação da inscrição far-se-á através de correio eletrónico, com antecedência de até três dias úteis.

NOTA:
considerando o aspeto prático da formação, a marcação da data está sujeita à disponibilidade da sala no Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação; deste modo deverão os interessados informar-se previamente daquela disponibilidade.

Informação

Para obter mais informação sobre o programa de formação de utilizadores ou para solicitar a organização de qualquer sessão, contatar:

Biblioteca, Arquivo e Museu
Serviço de Apoio e Formação
bam.expediente@uac.pt / tel. (296 650 439)