Arquivo dos Açores

ARCHIVO DOS AÇORES [Publicação da responsabilidade de Ernesto do Canto]

O Arquivo dos Açores (na grafia original Archivo dos Açores) é uma obra originalmente publicada em quinze volumes, em Ponta Delgada (Açores), entre 1878 e 1959.

É composta por uma vasta coletânea de documentos e estudos relativos à História dos Açores, reunidos e editados por iniciativa de Ernesto do Canto (1831-1900).

A publicação, que apareceu em volumes organizados sob a forma de periódico, é hoje uma obra de referência na historiografia açoriana. Nela estão reunidos, ainda que de forma avulsa, os documentos mais importantes sobre os Açores, recolhidos nos arquivos açorianos, na Torre do Tombo e noutros arquivos.

A obra foi reeditada por iniciativa da Universidade dos Açores. De 1980 a 1984 foi reeditada a primeira série, composta por quinze volumes, numa versão facsimilada da edição das edições do século XIX.

Ernesto do Canto faleceu em 21 de agosto de 1900.

  • (Volume 13, 1920)
    Publicado em memória de Ernesto do Canto; edição financiada pelo marquês de Jácome Correia.
  • (Volume 14, 1927)
    Publicado no rescaldo das «Comemorações do Quarto Centenário do Nascimento de Gaspar Fructuoso».
  • (Volume 15, 1959)
    Colectânea de documentos e notícias referentes à ilha de Santa Maria, organizada pelo Dr. Manuel Monteiro Velho Arruda e mandada publicar pela Câmara Municipal da Vila do Porto em sessão de 28 de Fevereiro de 1958.