Ajuda

A Biblioteca, Arquivo e Museu (BAM) apresenta nos itens abaixo algumas respostas para o desenvolvimento de pesquisas e de trabalhos académicos. Encontra ajudas para questões relacionadas com pesquisas em recursos eletrónicos disponibilizados pela BAM, assim como indicações sobre a elaboração de bibliografias de vários tipos de documentos, como avaliar o impacto das revistas científicas, como citar autores, entre outras.

Os acervos dos três polos da BAM são compostos por Livros, Periódicos, Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, índices, abstracts, bibliografias, atlas…), documentos eletrónicos, CD‑ROM, Teses e Dissertações e abrangem várias áreas do conhecimento.

Os acervos da Biblioteca Central e da Biblioteca Prof. José Ávila Martins encontram-se ordenados por assunto de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal) e com a tabela de autor “PHA”. O acervo da Biblioteca do Polo de Angra do Heroísmo encontra-se ordenado por assunto de acordo com a CDU e com o Sistema AGRIS (International Information System for the Agricultural Sciences and Technology).
Guia de Utilização “CDU” e “PHA” ; Sistema AGRIS

Na biblioteca de Ponta Delgada o espaço público de acesso à bibliografia é composto por 3 salas e 1 Mezzanine. Nas bibliotecas dos Polos de Angra do Heroísmo e da Horta esse espaço restringe-se a uma única sala.

Estratégias de Pesquisa
Os recursos disponíveis na UAc são dirigidos a alunos de licenciatura, de mestrado ou doutoramento, a investigadores, a professores e a funcionários. As estratégias de pesquisa variam de acordo com o grau de especificidade exigido por cada tipo de utilizador.
Estudantes: Inicie a pesquisa no catálogo da biblioteca (OPAC) e em bases de referências bibliográficas. Se encontrar um artigo que lhe interessa, pode passar automaticamente a uma base de texto integral. Se pretender desenvolver e melhorar as suas competências de pesquisa, consultar a secção da b-on relativa aos estudantes.
Professores e Investigadores: Comece por consultar bases referenciais e quando se sentir familiarizado com os termos de pesquisa e com os periódicos pode passar para as bases de texto integral. Nestas, pode ir diretamente às páginas dos periódicos, entrar nos artigos, não esquecendo de recolher informação sobre artigos que os citem e que sejam por eles citados. Se pretender desenvolver e melhorar as suas competências de pesquisa, consultar a secção da b-on relativa aos professores e investigadores. Pode ainda consultar o tutorial da UC Berkeley para saber mais sobre estratégias de pesquisa.

Pesquisar Referências Bibliográficas
Os professores que queiram atualizar as suas bibliografias devem pesquisar em bases que disponibilizem o texto integral para que possam acrescentar-lhes o link direto para os artigos.
Os alunos que procurem bibliografia que não indique diretamente o URL para o texto integral, deverão fazer as pesquisas dos artigos em bases referenciais e de texto integral. Identificado o periódico, devem procurar qual a base de dados ou a biblioteca (caso não exista em formato eletrónico) que o disponibiliza. Sendo alguns recursos exclusivos de algumas instituições, deverão dirigir-se a estas para ter acesso ao texto integral.

Pesquisas no Google e no Google Scholar
Sendo ótimas ferramentas de pesquisa, o Google e o Google Académico não substituem as bases de dados de documentos eletrónicos de carácter científico e académico. Os resultados da pesquisa nestes motores de busca são apresentados por ranking de consulta e não por critérios de qualidade baseados em citações de pares, como acontece em bases como o Web of Science.
O acesso ao texto integral de um documento pesquisado através destes motores de busca, depende da sua disponibilidade em acesso livre em repositórios ou do pagamento da assinatura de bases de dados por parte da Universidade dos Açores

Sugestões de pesquisa
Pesquisa múltipla. Experimente realizar pesquisas múltiplas utilizando variações e sinónimos de um mesmo tópico.
Exemplo: para encontrar informação “Desportos Femininos” tentar: Desportos; Jogos; Jogar; Raparigas; Género; Mulheres; etc.
Para se tornar um pesquisador eficiente da Internet, visite sempre a Ajuda, o Help ou Tips nos motores de busca que utiliza. Se pretender desenvolver e melhorar as suas competências de pesquisa, consultar o Guia de Boas Práticas da b-on.

Tutoriais sobre Pesquisa em Recursos Eletrónicos
Tutorial sobre pesquisa no Web of Science.
Tutorial sobre pesquisa no Current Contents Connect.
Tutorial sobre pesquisa no ISI Proceedings.

Qualquer trabalho de caráter académico ou científico deverá incluir a identificação das fontes consultadas através de citações no texto e de uma lista final das respetivas referências bibliográficas.

Referências Bibliográficas: Manual de Normas e Estilos (UAveiro)
O Manual de Normas e Estilos publicado pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia da Universidade de Aveiro apresenta os conteúdos fundamentais para a elaboração de referências bibliográficas e citações segundo a norma portuguesa e as convenções definidas pelos vários estilos internacionais.

Norma APA

A norma APA segue as convenções estabelecidas pela American Psychological Association no manual Publication Manual of the American Psychological Association da edição mais recente.
Esta norma é utilizada na área das Ciências Sociais.
A norma APA segue o sistema Harvard autor‐data, em que se usa apenas o apelido do autor seguido da data de publicação.
Este guia é baseado no Manual de Publicação da American Psychological Association, 6.ª edição (2010).

Norma Chicago

Esta norma permite utilizar dois tipos diferentes de referência:

1. Sistema nota de rodapé (norma Chicago 15th A Style);
2Sistema Autor‐data (norma Chicago 15th B Style);

CSE Citation Guide (The Ohio State University – University Libraries)
Este guia é baseado no Scientific Style and Format: The CSE Manual for Authors, Editors, and Publishers, 7.ª edição (2006).

MLA Style Center
Esta norma é baseada no Manual do MLA, 7.ª edição (2009), e é geralmente utilizada na área das Humanidades, particularmente nas línguas e literaturas.

Norma Portuguesa NP405
As NP 405‐1 (documentos impressos), 405‐2 (materiais não-livro), 405‐3 (documentos não‑publicados) e 405‐4 (documentos eletrónicos) são normas portuguesas na área da informação e documentação, harmonizadas com a norma internacional ISO 690 e definem regras para a normalização das referências bibliográficas de todos os tipos de documentos.

No sítio Web of Science, podem obter-se indicadores dos trabalhos científicos citados.
Se pretender conhecer o número total de citações de um autor, pesquise pelo apelido/nome do mesmo (ex: BORGES PAV), tendo em atenção que este pode usar variantes. Existe, ainda, a possibilidade de vários autores aparecerem com o mesmo nome. Neste caso, a distinção faz-se pela afiliação e pela área temática.
Para mais informações sobre pesquisa no Web of Science, consultar a AJUDA.

No sítio Web of Science, pode-se determinar o fator de impacto de uma revista científica.
A partir do menu Journal Citation Reports pode-se determinar o fator de impacto de uma revista científica. Apesar do fator de impacto ser o mais conhecido na determinação da qualidade e relevância das revistas científicas, há outros fatores importantes como o Índice de Imediaticidade e a Vida Média de um periódico.
A determinação destes índices tem várias finalidades. Por exemplo:
– Avaliar a qualidade de uma revista, como forma de saber se é útil ou não publicar nela;
– Determinar se a revista se encontra em crescimento ou não. Caso não esteja, as probabili­dades de se ser citado diminuem;
– Avaliar a qualidade das revistas assinadas numa biblioteca e determinar quais devem ser assinadas;
– Avaliar em que revista um autor tem probabilidade de ser mais rapidamente citado.

A redação do curriculum vitae é uma etapa importante na candidatura a formação ou a um emprego. O curriculum vitae é, muitas vezes, o primeiro contacto com um futuro empregador e, por essa razão, deve ser feito de molde a captar a sua atenção desde o primeiro instante e a permitir obter uma entrevista.
– Criar o seu Europass

O percurso dos estudantes que vão além da licenciatura obriga à apresentação de trabalhos necessá­rios à obtenção de graus académicos, tais como Dissertação de Mestrado e/ou Tese de Doutoramento.
Para além da capacidade de sistematização do conhecimento e  da contribuição científica que esses trabalhos exigem, devem ser seguidas determinadas regras no que respeita à sua apresentação formal. No Manual de Normas Gráficas são apresentados os modelos adotados pela Universidade dos Açores.