Olimpíadas de Física 2025 na FCAA-UAc promovem o interesse pela ciência entre jovens açorianos 

A Universidade dos Açores (UAc) acolheu a Prova Regional das Olimpíadas de Física 2025, que reuniu 30 alunos das ilhas de São Jorge, Pico, São Miguel e Terceira, nas instalações da Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente (FCAA-UAc), no dia 29 de março.

A iniciativa foi organizada pelo docente da FCAA-UAc e investigador do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia (IS2E), Miguel Tavarela Ferreira, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Física (SPF). A realização do evento contou ainda com o apoio de vários docentes e investigadores da FCAA-UAc, bem como de professores do ensino secundário no dia da prova.

O programa incluiu uma palestra do investigador Adriano Lima, do Air Centre, e atividades lúdicas dinamizadas por Carlos Leal, do Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, que enriqueceram a experiência dos participantes.

As Olimpíadas de Física dividem-se em dois escalões e incluem uma prova teórica e uma prova experimental. A iniciativa visa dinamizar o ensino da Física nas escolas do ensino básico e secundário, aproximar os estudantes das instituições de ensino superior e, sobretudo, despertar o interesse e o entusiasmo pela Física e pela ciência em geral.