Foi lançada recentemente a plataforma “MPA Community Network”, que a Universidade dos Açores (UAc) integra desde o início através de vários projetos, entre os quais o MSP4BIO e BLUECONNECT da responsabilidade da docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAc Helena Calado e o seu grupo de colaboradores.
A Rede de Comunidades de Áreas Marinhas Protegidas (AMP) foi criada para unificar projetos relacionados com AMPs por toda a Europa, integrando esforços para reduzir a fragmentação e ampliar a colaboração. Entre os seus principais objetivos estão o fortalecimento das redes de atores interessados, a promoção do intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de soluções conjuntas contra a perda de biodiversidade e os impactos dos efeitos das alterações climáticas.
A estrutura da MPA Community inclui dois componentes principais: a BlueBioMatch Platform, ferramenta que promove o diálogo entre gestores de AMPs, decisores políticos, comunidades locais e atores ligados à economia azul, e o website centralizado, que funciona como um repositório de conhecimentos, agregando ferramentas, boas práticas e orientações desenvolvidas em vários projetos financiados pela União Europeia.
