Estudantes de Biologia da UAc participam na 2.ª edição do BIP “Marine Environmental Threats”, promovido pela Universidade de Pavia.

Um grupo de dez estudantes da licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores participou, entre 10 e 15 de junho, na componente prática da 2.ª edição do Blended Intensive Program (BIP) Erasmus “Marine Environmental Threats” em Pavia, Itália. Este programa foi coordenado pelo Departamento de Ciências da Terra e do Ambiente da Universidade de Pavia (UniPV, Itália), em colaboração com a Universidade dos Açores (UAc, Portugal) e a Universidade do País Basco (UPV/EHU, Espanha).

O BIP teve início a 13 de março com uma componente teórica online que decorreu até ao final de maio, e terminou com a semana presencial naquela cidade. Durante a fase online, tanto a UAc como a UPV/EHU e a UniPV estiveram envolvidas no programa de ensino, promovendo palestras, seminários e exercícios sobre ecotoxicologia marinha, pescas, tópicos de biologia e biotecnologia, que contou com a participação de docentes e investigadores das três universidades, nomeadamente, Maren Ortiz Zarragoitia, Oihane Diaz de Cerio Arruabarrena, Belén González-Gaya, Esther Blanco Rayón, Tifanie Briaudeau, Mar Santos Simón e Ana Cristina Costa.

Durante a semana presencial, os estudantes das três universidades tiveram a oportunidade de participar em palestras, seminários e exercícios práticos sobre ecologia marinha e micropaleontologia, ministradas pelas docentes e investigadoras Nicoletta Mancin, Jasmine Ferrario, Agnese Marchini (UniPV) e Manuela Bordiga (Instituto Nacional de Oceanografia e Geofísica Experimental de Trieste). A experiência presencial também foi enriquecida com visitas guiadas ao Museu Kosmos e ao Jardim Botânico de Pavia.

O objetivo principal do programa BIP é promover o desenvolvimento de currículos transnacionais e transdisciplinares, incentivando a aprendizagem baseada na investigação, através de uma abordagem apoiada em desafios fortemente ligados ao contexto atual, tratando diversas ameaças que afetam os ecossistemas marinhos, desde a poluição à sobrepesca, das alterações climáticas ao declínio da biodiversidade, tópicos relevantes para a “Década dos Oceanos 2021 – 2030”, das Nações Unidas.

​