Foram hoje divulgados os resultados da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNA). Candidataram-se à Universidade dos Açores 1534 estudantes para 610 vagas. Ficaram colocados 534 candidatos (mais 3 colocados do que no ano anterior), 67% dos quais escolheram a UAc como 1.ª opção.
Dos 534 colocados, 424 alunos são do arquipélago dos Açores.
Nesta 1.ª fase, a Universidade dos Açores preencheu 87,5% das vagas (mais 0,5% do que em 2023), com estudantes de todo o Arquipélago (com exceção do Corvo). Num cenário a nível nacional de diminuição dos candidatos que se apresentaram a concurso, os resultados da UAc revelam-se positivos e promissores.
A Escola Superior de Saúde preencheu a totalidade das vagas e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas preencheu 99% das vagas.
No conjunto, 12 cursos preencheram a totalidade das vagas: Biologia, Ciclo Básico de Medicina, Comunicação e Relações Públicas, Educação Básica, Enfermagem (Angra do Heroísmo); Enfermagem (Ponta Delgada), Estudos Portugueses e Ingleses, História, Medicina Veterinária (Preparatórios), Psicologia, Serviço Social, Sociologia. Os cursos de Turismo e de Gestão preencheram 96% e 91% das vagas, respetivamente. Destaca-se o crescimento assinalável do curso de Informática que aumentou as colocações em 23,1% (com 87.5% das vagas preenchidas).
Os cursos com mais vagas disponíveis para a 2.ª fase do CNA são: Ciências Agrárias, Ciências Farmacêuticas, Economia, Guias de Natureza e Património e Proteção Civil e Gestão de Riscos.
Este ano, a nota de acesso à Universidade dos Açores mais elevada é de 17,60 valores, de um estudante colocado no Ciclo Básico de Medicina.
A Universidade dos Açores deseja aos novos estudantes e às suas famílias os maiores sucessos nesta nova etapa.