Fundo Documental
Dividida pelos três polos da Universidade dos Açores, a Biblioteca, Arquivo e Museu possui um fundo vasto e heterogéneo, espelho da pluralidade de uma instituição que desde o início se dedicou a ensinar e a investigar as várias áreas do saber. Essa heterogeneidade revela-se também na diversidade do material disponível (monografias, periódicos, recursos eletrónicos, material cartográfico e audiovisual).
Estando os polos de Horta e de Angra do Heroísmo mais vocacionados para áreas do conhecimento específicas, o acervo das suas bibliotecas está naturalmente mais direcionado para as mesmas.
A biblioteca central, localizada no campus de Ponta Delgada, aquele em que se situava a maioria dos então Departamentos da UAc, formou-se e cresceu moldada pelas áreas de ensino e investigação a que se dedicavam esses núcleos, uns às ciências puras e aplicadas, outros às ciências socias e humanas, sendo o seu acervo espelho dessa diversidade temática. Em 2011 o acervo bibliográfico da biblioteca da extinta Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada passou a integrar o acervo desta biblioteca.
Para além do acervo que se foi constituindo ao longo dos anos, através de compra, permuta e oferta, existem também bibliotecas particulares (algumas parcialmente destruídas pelo incêndio que deflagrou no edifício da Reitoria em 1989), compradas nuns casos, doadas noutros, que tornam o conjunto do acervo singular e valioso.
Existem também, na biblioteca central, arquivos históricos de importância fundamental para o estudo da história social, política e económica da região.
A biblioteca do Polo de Angra do Heroísmo, formou-se e cresceu moldada pelas áreas de ensino e investigação dos Departamentos de Ciências Agrárias e Ciências da Educação. Ao longo dos anos, o acervo foi aumentando com a introdução de novas áreas de ensino e investigação, nomeadamente Engenharia Zootécnica, Engenharia do Ambiente, Medicina Veterinária, Ciências Farmacêuticas e Guias da Natureza (atualmente Natureza e Património), tornando-se assim mais heterogéneo. Em 2015 esta biblioteca recebeu toda a coleção do serviço de documentação da antiga Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, enriquecendo o seu acervo com as temáticas relacionadas com Saúde e Enfermagem.
A biblioteca do Polo da Horta teve, aquando da sua génese, o objetivo primeiro de apoiar a comunidade académica na pesquisa de informação relativa às Ciências Marinhas. Respondendo às necessidades muito específicas dos seus usuários, procurou, por aquisição ou permuta, disponibilizar uma seleção de monografias, periódicos, mapas, cartas, meios audiovisuais e coleções, de que é exemplo a Coleção “Resultat des Campagnes Scientifiques du Prince de Monaco”.
A permuta entre a “Arquipelago – Boletim da Universidade dos Açores: Ciências Biológicas e Marinhas”, quer com outras publicações, quer com outras instituições científicas, muito contribuiu para a consolidação do acervo da Biblioteca.
Conheça as siglas utilizadas no nosso Catálogo.