Exposições Temporárias

Dia Mundial do Compositor

Decorreu na Biblioteca Central uma pequena exposição referente ao “Dia Mundial do Compositor”, que se comemora a 15 de janeiro.

Este dia existe para honrar todos os compositores que eternizam com a sua arte, através da música, pequenos momentos e sensações da vida.

Ser compositor é expressar em sons naturais e sentidos o que emerge do seu interior.

Um compositor é o intérprete das emoções que residem no coração do homem.

Por trás de uma música, há sempre um compositor, seja por vocação ou profissão.

Recordando a Magia do Natal na Nossa Biblioteca Central

Durante a época natalícia, a nossa biblioteca central transformou-se num espaço mágico, cheio de luz, cores e espírito de Natal! Foi um privilégio partilhar este ambiente especial com toda a comunidade académica. Aqui fica o registo fotográfico da decoração que encantou quem nos visitou. Cada detalhe foi pensado com carinho, de modo a criar uma atmosfera acolhedora e cheia de inspiração.

Exposição “A Cozinha dos Nossos Avós: Uma Viagem Gastronómica às Nossas Memórias”

No âmbito da lecionação do módulo “Questões do Património Imaterial Açoriano”, integrado no Programa de Formação da Academia Sénior, esteve patente na Biblioteca, Arquivo e Museu da Universidade dos Açores (BAM), campus de Ponta Delgada, a exposição “A Cozinha dos Nossos Avós: Uma Viagem Gastronómica às Nossas Memórias”.

Dia de São Martinho

O Dia de São Martinho é uma festa religiosa em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente a 11 de novembro.

Esteve patente na Biblioteca Central uma pequena exposição alusiva à comemoração do Dia de São Martinho.

Pão por Deus

O Pão por Deus é uma tradição ancestral relacionada com o culto dos mortos. Nos Açores é uma tradição que se mantém e todos os anos, no 1º de novembro, se veem crianças com sacos decorados a pedir de porta em porta pão, frutos secos e doces. Atualmente o Pão por Deus confunde-se com a tradição pagã do Halloween. Assim ,na noite e 31 de outubro para 1 de novembro centenas de crianças saem à rua pedindo guloseimas. A única diferença entre o Pão por Deus e o Halloween é que no primeiro não se fazem travessuras.

Dia Internacional do Idoso

Este ano, pela primeira vez, a Biblioteca Central, celebrou o Dia Internacional do Idoso através de uma pequena exposição, tendo como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar da população mais envelhecida.

Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história!

Outono – Época de semear, plantar e colher.

Esteve patente na Biblioteca Central, durante o mês de setembro, uma pequena exposição alusiva ao Outono.

Os visitantes tiveram oportunidade de ver alguns produtos agrícolas característicos da época, géneros alimentícios resultantes da sua transformação e utensílios usados para o cultivo e armazenamento dos mesmos.

A exposição teve como objetivo demonstrar a toda comunidade as nossas tradições.

500 anos do nascimento de Luís de Camões

Esteve patente na Biblioteca Central até ao passado dia 28 de junho, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, uma pequena exposição alusiva ao poeta.